quarta-feira, 6 de maio de 2009

Principais eventos desde 1995


1995- Jogos Escolares: Certamente a origem de tudo, quando da participação tanto das equipes estudantis do Cipriano Porto Alegre como de várias outras escolas. Foi nesta época que passamos a nos conhecer primeiramente como adversários. Nem imaginávamos para onde aqueles primeiros saques iriam nos levar.

1998- Las Piedras-Uruguai: Aconteceu a primeira viagem internacional e foi para esta cidade, distante cerca de 20 KM ao norte de Montevidéu. Sem dúvida marcou demais o grupo, pois seguiram-se vários outros intercâmbios.

1998- Hulha Negra-RS: Torneio tradicional e carismático, onde estivemos presentes em todas as edições , apenas lamentando o fato da competição não ter ocorrido em 2004 e 2005.

1999- Rocha-Uruguai: Nesta primeira oportunidade encontramos pessoas que tinham como meta desenvolver o voleibol na cidade, nos orgulhamos de ter estado lá novamente em 2001 e 2003 e acompanhado o crescimento técnico da equipe local.

1999- I Torneio Internacional Escola Cipriano Porto Alegre: Surgiu como uma tentativa de retribuir a acolhida dada a nós pelos uruguaios. Repetiu-se em 2001 e por várias razões só voltou a acontecer em 2006, mas agora, acreditamos, em caráter definitivo.

2000- Maldonado e San Carlos-Uruguai: Recebemos convite e estivemos lá pela primeira vez em 1998 no retorno de Las Piedras. Nos impressionou a estrutura completa existente no Campus de Maldonado para a prática de diversas modalidades esportivas e com professores bem preparados. Já em San Carlos, chamada cidade irmã de Rio Grande, fomos igualmente bem recebidos e voltamos em 2004. Mantemos contato com jogadoras locais até hoje tanto em torneios quanto por e-mail, o que também é importante tendo em vista o papel integrador do esporte.

2001- Amigo do Esporte: Premiação criada pelo editor de esportes Alessandro Leite do Jornal Agora, para condecorar os membros da comunidade que se destacam no setor esportivo.Tive a honra de receber este troféu que representa para todos do grupo o reconhecimento pelo nosso esforço dentro e fora dos ginásios.

2001- Buenos Aires-Argentina: Sem dúvida uma de nossas principais participações.Levamos o nome do voleibol riograndino de maneira inédita até uma cidade que nos tratou tão bem que retornamos sem ver um gesto sequer de rivalidade.Temos o interesse de voltar e também de retribuir a imensa hospitalidade recebida.

2003- Colônia Valdense-Uruguai: Distante 180 Km ao sul de Montevidéo, o que nos marcou, além da competição difícil e organizada, foi um morador da pequena cidade, que com seu comportamento peculiar deixou nosso tempo no ginásio do clube mais divertido.

2005- Montevidéo-Uruguai: Novamente nosso pioneirismo se fez presente numa viagem que firmou contatos sólidos.Com toda certeza retornaremos em 2006 e também receberemos em breve no mínimo duas equipes da cidade em nosso município.

2006- III Torneio Internacional Escola Cipriano Porto Alegre: Depois de 4 anos sem realizarmos esta competição, obtivemos êxito em coloca-la em prática. E pra nossa surpresa e felicidade nos classificamos em primeiro lugar. Até o momento nosso título mais importante.

2007- Torneio Festa do Mar: Pela primeira vez temos uma competição de voleibol na programação da Festa do Mar. Apesar do pouco tempo para sua preparação, o evento transcorreu com tranqüilidade.

2008- Torneio Escola Manoel Lucas: Conhecido como “Manecão”, o torneio realizado em Hulha Negra-RS conta com vários participantes e sem dúvida é um dos mais procurados da região sul do estado, tendo um nível técnico muito bom. Nosso melhor resultado foi um vice-campeonato em 2006.

2009- Torneio Escola Manoel Lucas: Apesar do resultado pouco significativo ( fomos desclassificados na semifinal) a competição serviu muito para integrar as atletas. Saímos fortalecidos como grupo.

2009- Rocha-Uruguai: Jogamos bem melhor e terminamos o torneio em terceiro lugar. É evidente o crescimento técnico, tático e afetivo do time.

Observação: Treinamos nove meses por ano e disputamos não menos que cinco torneios por temporada. O fato de citar apenas alguns eventos de maneira alguma significa desmerecimento de outras competições ou cidades como Bagé, São Lourenço do Sul, Pelotas, Chuy, Dom Pedrito, São José do Norte e tantas outras que tão bem nos acolheram e das quais temos muitas lembranças agradáveis.